DSC01072mod

A 4ª edição da Academia de Líderes Ubuntu teve o seu lançamento oficial no passado dia 29 de abril, seguida da conferência emocionante de Melissa Fleming e Doaa Al-Zamel, que surpreendeu os participantes.

A sessão solene de apresentação desta edição da Academia de Líderes Ubuntu contou com a presença de Rui Marques (IPAV), Luísa Valle (Fundação Calouste Gulbenkian), Mmamokwena Gaoretelelwe (embaixadora da África do Sul), Paula Guimarães (Fundação Montepio), Pedro Calado (Projeto Escolhas), João Afonso (CML), Fernando Leite (LIPOR), António Brandão Vasconcelos (Everis) e José Manuel Constantino (COP). Todos elogiaram a natureza deste projeto e o seu potencial transformador na vida dos jovens que passam pela Academia. 

O momento que se seguiu, foi uma surpresa que comoveu quem esteve no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. A história de sobrevivência e coragem de Doaa Al-Zamel, contada por Melissa Fleming, autora do livro "Uma esperança mais forte do que o mar" e porta-voz do ACNUR, arrancou lágrimas e sorrisos, encheu corações de esperança. Esta foi a primeira vez que Doaa esteve presente enquanto Melissa contava os episódios da sua fuga dramática do Egipto para a Europa. A serenidade no olhar não escondia a sua bondade e perseverança.

A cerimónia contou com tradução em simultâneo para português, inglês e árabe, assegurada por participantes da Academia.

Após um agradável piquenique nos jardins da Gulbenkian, foi introduzido o primeiro módulo da Academia, "Liderar como Mandela", com o visionamento comentado do filme "Invictus". Este foi apenas o início de um fim-de-semana repleto de emoções e experiências inesquecíveis. 

Veja aqui as fotografias