Lançamento Academia de Liderança Colaborativa

Acessos: 624
Em 2020, foi lançada a Academia de Liderança Colaborativa, um espaço de aprendizagem sobre colaboração onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem. Esta Academia atua em 4 eixos: Análise - procurando compreender um dado ecossistema e problema social, através do seu mapeamento e da auscultação dos diferentes atores -; Sensibilização – por forma a consciencializar a população em geral da importância estratégia da colaboração para os diferentes setores de atividade, nomeadamente através dos eventos “Colaborar faz toda a diferença” -; Capacitação – com o desenvolvimento de um programa formativo de 12 dias que compreende três diferentes módulos de formação: 1) “Competências de um líder colaborativo”; 2) “Colaborar: fatores críticos de sucesso”; e 3) Complexidade e Colaboração.

Através desta proposta formativa pretende-se capacitar os participantes para a compreensão da complexidade da realidade social e dos seus problemas, uma vez que é a partir desta constatação que surge a importância da colaboração como única estratégia possível e eficaz para a gestão destes problemas sociais complexos.

Assim, devem igualmente ser capacitados para gerir redes/equipas/organizações colaborativas, assim como assumir-se enquanto líderes colaborativos promotores de transformação sistémica. Como quarto eixo de atuação a Academia oferece a proposta “Transformação”, que se centra na implementação e dinamização de Change Labs – Laboratórios da Mudança: espaços de criação de projetos colaborativos, através de uma metodologia oinovadassente na participação, no diálogo e na experimentação. SAIBA MAIS SOBRE A ACADEMIA.
Imprimir