A nossa história

"Para nascer, Portugal: Para morrer, o mundo."
P. António Vieira

2020


A Academia de Liderança Colaborativa é um espaço de aprendizagem sobre colaboração onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem.


O e-Congresso Mundial de Líderes Ubuntu juntou mais de 500 jovens líderes de 31 países durante o confinamento global celebrando o Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, das Nações Unidas.


A Academia de Líderes Ubuntu Digital nasce no contexto da pandemia COVID19 com edições de participação global em português, espanhol e inglês.

2020

2019


Iniciativa promovida pelo Forum GovInt e seus promotores, de âmbito nacional, que ao longo de 2019, pretende mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração.


A Academia de Líderes Ubuntu foi adaptada para as escolas, em parceria com a Direção Geral de Educação e a Organização os Estados Ibero-americanos e com o apoio de vários municípios (Lisboa, Sintra, Gaia, Odemira...) e do programa Cidadãos Ativ@s.

2018

Internacionalização


A Academia de Líderes Ubuntu espalha-se pelo mundo, da América do Sul à Ásia, através de um processo de internacionalização e replicação da metodologia Ubuntu que ultrapassou já os 10.000 participantes em 15 países, através da capacitação de formadores e organizações.

2018

2017


O projeto GovInt chega à Guiné-Bissau, formando pessoas e organizações em metodologias colaborativas e trabalhando com diversas organizações da Sociedade Civil em 4 regiões.


Arranca o projeto Frente Atlântica, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. Concertação estratégica e operacional entre os parceiros para dar resposta aos problemas de pobreza, de exclusão social e de abandono escolar, com ênfase em medidas de inovação e empreendedorismo social em territórios urbanos desfavorecidos no Porto, Gaia e Matosinhos.

2016


Surgimento da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, congregando mais de 300 instituições, como resposta da Sociedade Civil à crise de refugiados na Europa. O IPAV foi designado para coordenar esta plataforma dando especial ênfase à estratégia de acolhimento e integração de pessoas NPT a partir da criação de uma rede de Instituições Anfitriãs (IAs) para acolhimento de famílias recém chegadas.
A PAR desenvolveu também atividades de voluntariado na Grécia, bem como ações nacionais de comunicação e sensibilização para a temática.

2016

2015


Rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que entenderam cooperar para a reflexão e a ação no âmbito da resolução de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, que permitam maior eficácia e eficiência.


A Academia Ubuntu chega à Guiné-Bissau onde desenvolve um trabalho profundo de capacitação para a liderança e o empreendedorismo social com cerca de 70 jovens.

2014


Projeto de promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito.



Programa de inclusão social através da metodologia storytelling (estruturação e apresentação, na primeira pessoa, de histórias de vida de jovens) com particular atenção aos provenientes de contextos vulneráveis.

2014

2013


Projeto de Governação Integrada que visa criar na freguesia das Avenidas Novas a consciência social, da população e das instituições sedeadas  na freguesia, por forma a que se envolvam na resolução das principais necessidades sociais do território, de forma colaborativa.
Projeto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

2012


Projeto inovador de dinamização de grupos informais de pessoas desempregadas que, reunindo-se periodicamente, promovem a procura activa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entreajudam.


Mapeamento das iniciativas nacionais de inovação e empreendedorismo social.
Desenvolvido pelo IPAV e pelo IES.

2012

2011

Incubadora Social Ubuntu

Projecto no domínio da inovação social, que visou transformar ideias em projectos de empreendedorismo social, aberto aos participantes da 1ª fase da Academia Ubuntu, tendo estes sido desafiados a apresentar ideias nos domínios do combate à exclusão, com particular atenção às questões das crianças e jovens em risco e do desemprego juvenil.

2010


Início da primeira Academia Ubuntu, para 50 jovens descendentes de comunidades migrantes, dos bairros mais vulneráveis da região de Lisboa.

2010

2008

Comemorações do P. António Vieira


Comemorações do IVº Centenário do nascimento do P. António Vieira assinaladas com um conjunt de iniciativas na cidade de Lisboa e por todo o país.

2005

Uma Mesa com Lugar para Todos


Publicação do livro "Uma Mesa com Lugar para Todos", da autoria de Rui Marques.

2005

2004

13 de dezembro de 2004

O IPAV constitui-se como Associação sem Fins Lucrativos para fins de reflexão, formação e ação no domínio da promoção da dignidade humana, da diversidade e diálogo de civilizações e culturas.