Previous Next

Ubuntu Talks – Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O CONTRIBUTO UBUNTU

A partir das reflexões do Movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu", regressam as Ubuntu Talks, em direto na página de Facebook da Academia de Líderes Ubuntu. Semanalmente, contaremos com a reflexões de convidados dos diferentes grupos de trabalho.

A primeira conversa, dinamizada pelo grupo de trabalho "Resiliência e Educação", realizou-se dia 12 de fevereiro, sob o tema "Aprender com o erro, com a fragilidade e com adversidade". Moderada pelo Professor José Luís Gonçalves da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, contou com os contributos de Ricardo Vidal, autor do livro “Viver com Alma”, Madalena Silva, Educadora Ubuntu na Ibn Mucana e Joana Alexandre, Professora no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

Já no dia 5 de março, falou-se sobre “Desconfinar a Empatia: uma revolução na Educação”, numa edição dinamizada pelo grupo de trabalho “Empatia e Educação”. Foi moderada por José Manuel Seruya, Professor na Universidade Católica Portuguesa, Consultor e Formador em Gestão de Pessoas, Liderança, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e recebeu os contributos de Ivo Canelas, ator formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema e que frequentou o The Lee Strasberg Theatre & Film Institute - New York, Patrícia Pontífice, Professora na Universidade Católica Portuguesa, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem, e Joana Félix, Professora de Educação Física e Educadora Ubuntu na Escola Secundária Inês de Castro.

Finalmente, por iniciativa do grupo de trabalho “Resiliência e Educação”, a 12 de março, conversou-se sobre o tema “Estudantes e Resiliência”. Esta edição recebeu Susana Caires, Professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, psicóloga da Educação, Investigadora na área da humanização pediátrica e membro do Conselho Científico da ALU, Luísa Tavares Moreira, doutorada em Ciências da Educação, monitoriza o Projeto Fénix e Presidente da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, Margarida Gaspar de Matos, psicóloga clinica e da saúde, professora catedrática da Universidade de Lisboa e coordenadora do G2- “Supportive Environments” do ISAMB, e Inês Freire de Andrade, co-fundadora e Presidente da No Bully Portugal, que capacita pais, professores, assistentes e alunos a prevenir e parar o bullying.

<VER TODAS AS #UBUNTUTALKS.